sexta-feira, 17 de setembro de 2010

QUANDO AS FERAS SE MORDEM ENTRE SI

Em França Sarkozy manda os ciganos romenos e búlgaros para casa. Em Itália Berlusconi quase conseguiu implantar um terror mussoliniano sob a capa festiva dos seus indigentes espectáculos televisivos. E nos Estados Unidos o Tea Party está a ganhar eleições primárias denotando um recrudescimento de uma extrema-direita fundamentalista.
Por estes exemplos o mundo parece estar a converter-se num lugar cada vez mais perigoso. Mas trata-se de uma ilusão, que a História acabará por desvanecer. Porque Sarkozy irá perder as próximas eleições para o candidato socialista. Porque Berlusconi só vai aguentando o poder à conta de umas operações tão plásticas como as que o reduzem a uma versão masculina da Lili Caneças. E perante gente tão radicalmente reaccionária, os democratas de Obama acabarão por conservar a maioria de outro modo quase perdida.
Significa isto que é preciso ver a extrema-direita em crescimento para que a ameaça assuste os mais acomodados e os faça ir votar quando a oportunidade se apresentar.
Afinal nem tudo o que representam as movimentações da direita pode ser visto como algo de negativo. Quando ela entra em autofagia resta à esquerda deixá-la dilacerar-se. Para melhor avançar nos seus projectos de aperfeiçoamento social...

Sem comentários:

Enviar um comentário