segunda-feira, 30 de abril de 2012

As citações do dia


É preciso entendermos que a legalidade, pelos votos, em que assenta este Governo, não legitima as suas malfeitorias. Entre a legalidade e a legitimidade vai o passo que separa a democracia da tirania. E esta "democracia" em que vivemos não é mais do que um regime de "superfície." Além de incultos, como se tem verificado amplamente, estes indivíduos são soberbos e com a consistência política comum a quem julga que quer, pode e manda.
Baptista Bastos, Jornal de Negócios

Quem mentiu ou mente ao povo soberano não pode invocar nenhuma legitimidade para exercer cargos públicos. Quem mente aos eleitores perde todas as legitimidades democráticas, incluindo - diria mesmo: sobretudo - a de governar. Em rigor não se pode representar aqueles que foram enganados. A mentira ou até a simples omissão da verdade gera um vício de representação que esvazia o mandato político de toda a legitimidade democrática.
Marinho Pinto, Jornal de Notícias

A juventude passa com o tempo, costuma dizer-se; a precariedade, a menos que a esconjuremos, envelhecerá connosco.  
Bruno Sena Martins, Arrastão

O endividamento das famílias, das empresas e dos Estados tem servido para discursos simplistas, que ignoram a mutação que se operou no capitalismo desde os anos 80. Hoje, toda a economia e toda a sociedade vive para financiar a banca e os mercados financeiros em vez de acontecer o oposto. O que tem de acontecer para voltar a pôr as instituições financeiras no lugar que lhes tem de caber é global e exige uma extraordinária coragem política.
Daniel Oliveira, Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário