sexta-feira, 20 de abril de 2012


No almoço, que assinalou o 39º aniversário do Partido Socialista, Mário Soares não poupou nas palavras: «Passos Coelho está a fazer um péssimo trabalho».
E, a confirmá-lo aí estão diversos setores da população a sofrer com a ação do Governo:
· A Caritas alerta para o facto de estudantes universitários estarem a ser expulsos de residências universitárias por falta de pagamento. Fontes da Igreja consideram que o Ensino Superior tende a tornar-se coutada privativa das elites, ao contrário do que sucedeu desde o 25 de Abril.
·  Os ativistas do meritório projeto Es.Col.A foram violentamente expulsos da Escola da Fontinha a mando do democrata Rui Rio.
· Os agricultores prejudicados pela seca não conseguiram que, em Bruxelas, Assunção Cristas obtivesse o desbloqueio de 120 milhões de euros, que são devidos ao setor desde o ano transato.
· Os trabalhadores a serem despedidos a partir de agora ainda receberão menos indemnização do que os cortes já entretanto aprovados pressupunham. Pode-se dizer, que são expulsos das empresas com uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma.
Mas, apesar de tudo isto, Vitor Gaspar foi à sede do FMI assegurar que os portugueses «estão completamente dispostos a sacrificar-se». O que levou o Partido Socialista a acusarem-no de estar fora da realidade...
Entretanto e numa política completamente oposta à da Argentina, aonde se acautelaram os interesses nacionais com a recente nacionalização da Repsol, o Governo decidiu travar a aposta nas eólicas e cortar na energia solar, tornando o país mais dependente dos humores dos especuladores do petróleo. E soube-se também que, contrariando o empresário português Pedro Queirós Pereira, o referido Vítor Gaspar e António Borges pretendiam que a Caixa Geral dos Depósitos entregasse a Cimpor diretamente à brasileira Camargo para assegurarem uma rápida entrada de capital. Mesmo ficando o país sem uma das suas escassas empresas de referência…
Mas, como nem tudo são tristezas nacionais, podemos solidarizar-nos com os austríacos da aldeia de Fucking que, fartos dos problemas suscitados por tão equívoco nome, pretendiam mudá-lo para Fugging. O problema é que, havendo já uma terreola com esse nome, viram frustrada a sua pretensão...

Sem comentários:

Enviar um comentário