sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bernardo Sassetti - Noite (Alice)



Estaria a escrever sobre outro assunto completamente diferente se não fosse sacudido pela notícia da morte brutal de Bernardo Sassetti nas falésias da Praia do Abano em Cascais. E, independentemente das causas, que possam explicar este inesperado desenlace, podemos considerar como mais do que uma coincidência estarmos a viver um dos mais ignóbeis ataques da direita no Poder ao setor da cultura em Portugal. Em que só se pode questionar como Francisco Viegas consegue ter estomago para dar a cara por esta completa negação de investimento estatal no setor que supostamente tutela!
O país fica muito mais pobre sem a criatividade do compositor e intérprete, cuja atividade prometia estar seriamente condicionada pelos rigores de uma austeridade, que limita a sobrevivência de quem na cultura procura explicitar o seu talento.
Porque sem condições para programar concertos para um público cada vez mais avesso a gastar o que não tem ou para se incumbir de encomendas para filmes que não encontram forma de financiamento, Sassetti, a exemplo de outros criadores nacionais, não encontraria motivos para grandes expetativas a curto e médio prazo.
Perante um Governo, que torna agónicas as promessas de austeridade em cima de austeridade, são muitos os motivos para espalhar pelos cidadãos um clima de depressão coletiva. Que explica muitos acidentes!

Sem comentários:

Enviar um comentário