quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tudo no Governo é improvisação


As semanas vão passando  e o fundo do poço a que julgáramos já ter chegado, revela-se-nos de uma profundidade inimaginável e inatingível. Porque, quando já nos sentíamos num mau contexto, ele logo se agravou, piorando sempre na direção do insuportável.
Com Sócrates, os comentadores políticos pagos pelos jornais e televisões para se multiplicarem em banalidades, entendiam como única explicação a suposta inépcia do político hoje exilado em Paris.
Estranhamente (ou obviamente que não tanto), com Passos, Gaspar, Portas, Relvas & Cª dão mirabolantes piruetas para iludir a incontornável verdade: se a crise económica europeia contribui muito para o atual cenário de catástrofe - ilustrada nos mais recentes indicadores do desemprego e de quebra no PIB - conta-se em grande medida com o completo fracasso das políticas por eles seguidas.
Lapidar, o jurista Tomás Vasques publica no «i» um texto esclarecedor sobre o desempenho do governo de direita:
Um ano após a aplicação do programa do governo e das “indicações” da troika de credores, o “caso” português, apontado pelos seus mentores, sobretudo pela senhora Merkel, como um exemplo de “sucesso”, estoirou nas mãos dos seus executantes.
Estava escrito nos manuais: confiscar salários e prestações sociais, sem dó nem piedade; reduzir os custos do trabalho, como se as pessoas fossem apenas um número impresso no cartão de contribuinte; aumentar os impostos, para além de todos os limites admissíveis, só podia conduzir a uma redução drástica da procura interna, ao estrangulamento da nossa débil economia e ao desemprego galopante.
O empobrecimento e a miséria, ministrado em doses cavalares, não dão bons resultados, como o relatório da execução orçamental deu a conhecer – um défice de 7,9%, nos primeiros cinco meses deste ano. Os números são impiedosos e não deixam margem para insistir no erro: a receita ficou a mais de 2 mil milhões de euros de distância do previsto no Orçamento.
Se em tempos muito recentes, tais luminárias ainda se atreviam a classificar de colossais os desvios do governo socialista, que palavras deveriam honestamente utilizar para qualificar os decorrentes da sua fracassada gestão?
Um comentador do «Jornal de Negócios», que mostrara pouca complacência para com a equipa de José Sócrates - Fernando Sobral - vem agora associar a de Passos Coelho à dos ditadores de pacotilha da América latina do século passado:
Começa a ter-se a sensação que tudo no Governo é improvisação. A patética eleição para a administração do Metro do Porto mostrou no seu penúltimo ato a inexistência do ministro da Economia. Quando é o Estado que não permite a eleição, porque no Governo cada ministro defende um "boy" e ninguém se entende, é porque estamos a chegar a um bananal.
Para os milhares de jovens desempregados, para os licenciados forçados a aceitar empregos precários e mal pagos, para os investigadores em fase de doutoramento com bolsas a desoras, deve ser sentida como uma ofensa essa corrida ao pote por parte da clientela laranja e do CDS, que ainda se atreve a sugerir-lhes a emigração ou o empreendedorismo como alternativa. Quando os seus proponentes nunca saíram da zona de conforto propiciada por uma carreira política medíocre, mas remunerada com o dinheiro de todos os contribuintes. Que só podem lamentar, que ele sirva para eles emitirem disparates mentecaptos.
Como lembra daniel de Oliveira no «Expresso», como é possível algum tipo de "empreendedorismo" se os melhores se forem embora?
Como esperam vencer a nossa crise demográfica se os jovens viverem na mais absoluta das precariedades?
Como esperam que eles garantam uma boa formação para si e para os seus filhos, se cometerem a loucura de os ter, a receberem 4 euros por hora?
Como será a nossa velhice se, para viverem, os nossos filhos dependerem da ajuda das nossas magras reformas, se as viermos a ter?
Enfim, como poderá esta sociedade ser sustentável se continuarem a esmifrar até ao tutano uma geração que se preparou para o desenvolvimento de um País que afinal decidiu regressar ao século XIX?
Para João Pinto e Castro, no «Jornal de Negócios», assistimos, impotentes, a uma caricaturização do modelo democrático, incensado no seu formalismo mais inócuo para esconder a emergência de um novo tipo de poder totalitário:
Quase meia década decorrida desde o início da crise financeira, não só ela permanece sem fim à vista, como se assiste a uma intolerável operação de revisão da história recente tendente a ilibar os responsáveis e a culpar as vítimas.
Pior ainda, o poder político efetivo é progressivamente retirado aos povos e transferido, pela mão dos bancos centrais, para os círculos financeiros cujo descontrolo nos trouxe até aqui. Já não escandaliza a ideia de meter a democracia na gaveta.
Até alguns dos colunistas mais insuspeitos de simpatias para com as esquerdas, como é o caso de José Maria Brandão de Brito, já começam a reconhecer o óbvio:
Creio que hoje, na Europa, ninguém se pode manter liberal conservador, à margem dos acontecimentos que nos apoquentam e vão destruindo.
Ninguém se pode manter adepto da austeridade mãe de todos os progressos e equilíbrios, nem pode existir quem não admita, mais ou menos convictamente, perdas parciais de soberania a favor do progresso comum, defendendo a necessidade de reforçar os sistemas de controlo e de regulação que respeitem o método comunitário.
***
Do dia de hoje ainda sobram alguns sinais reveladores de como a realidade, longe de se mostrar estática, não deixa de se mover: internamente prosseguem as investigações à mais que suspeita licenciatura de Miguel Relvas, que pediu à admissão à Lusófona em Setembro de 2005 e se viu dotado de diploma um ano depois.
Ao mesmo tempo outro exemplo de arrivismo político, Macário Correia, viu o Supremo Tribunal Administrativo retirar-lhe o mandato de autarca de Faro como penalização das suas ilegalidades, quando presidia à Câmara de Tavira.
Além fronteiras parecem confirmar-se as suspeitas de homicídio na morte de Yasser Arafat, através de envenenamento com plutónio e a casa e o escritório de Sarkozy são objeto de buscas policiais devido ao seu envolvimento com o caso Bettencourt.
A concluir, um crime contra o património cultural da humanidade: a destruição de mausoléus centenários em Tombuctu por parte dos islamitas, que conquistaram essa região do Mali.

Sem comentários:

Enviar um comentário