terça-feira, 14 de agosto de 2012

PARVOÍCES CLIMATIZADAS


A situação económica em que vive a maioria dos portugueses devia isentá-los de suportarem as manifestações desta «silly season», já que qualquer parvoíce disseminada pelos órgãos de comunicação só servirá para distrair os incautos daquilo que deverá merecer efetiva importância.
Mas não é bem assim: para espalhar uma cortina de fumo sobre a decisão governamental de não apoiar um investimento de Alexandre Alves - demonstrando em poucos dias o quanto Passos & Cª existem para salazarizar o país, tudo fazendo para o não desenvolver com apoios aos mais empreendedores! - Zita Seabra veio armada em Irmã Lúcia  desvendar um segredo estapafúrdio com mais de trinta anos.
Desviando a atenção de quantos se questionavam como será possível virar costas a quem pretenda criar empregos e aumentar a riqueza do país, a editora da Aletheya denunciou a espionagem baseada em escutas associadas aos aparelhos condicionados da marca em tempos comercializada pelo mesmo Alexandre Alves em associação com o PCP.
Não nos sobram dúvidas que os comunistas, como qualquer outra força política de então, tudo fariam para se apossarem dos segredos escondidos em ministérios e outros espaços de poder, mas pressupor que as escutas ocorreriam em aparelhos de ar condicionado diz tudo sobre a esperteza saloia de Zita Seabra.
É certo que a senhora em causa não tem diploma de engenheira, nem sequer passado pela Lusófona, mas caramba, qualquer pessoa com um dedo de testa sabe bem o quão barulhento é esse tipo de equipamento. Pressupor que se agregaria a ele um microfone para captar escutas só pode advir de cabeça permeável a mistificações sem sentido.
Por isso mais vale cuidar de tal notícia de primeira página de jornais com falta de melhor inspiração com o recurso à ironia. E quem  melhor a utilizou para este assunto foi Ferreira Fernandes que, no «Diário de Notícias» aventou a possibilidade de, ao contrário do que todos julgáramos, Zita manter-se como perigosa e dúplice agente infiltrada pelo mesmo PCP na direita a que aparenta pertencer:
Microfones em aparelhos do ar condicionado?
Aparelhos de escuta viam-se em floreiras, relógios, botões, lamparinas e o agente Olho Vivo até num sapato. Tudo objetos silenciosos.
Em ar condicionado?
Hummm, as suspeitas aprofundam-se: uma vez comunista, comunista toda a vida…
Será que Zita é uma agente adormecida e, mais forte do que ela, aproveitou a ida ao Crespo para fazer propaganda aos aparelhos comunistas da FNAC, os mais silenciosos do mercado capitalista?


Sem comentários:

Enviar um comentário