terça-feira, 25 de setembro de 2012

POLÍTICA: o embuste das exportações


Na hora informativa da Ana Lourenço na Sic Notícias, o jornalista Nicolau Santos acaba de nos prestar valiosa informação sobre as exportações nacionais, tão incensadas pelo atual Governo como exemplo de sucesso da aplicação das suas políticas.
Já sabíamos que uma das componentes desse «sucesso» era o ouro, que as famílias compraram em época de maior folga e de que agora se desfazem a preço desfavorável para garantir alguma liquidez para os seus asfixiantes compromissos financeiros.
Nessa negociata só alguns oportunistas, que viram nessa efémera atividade uma forma de ganharem margens de lucro obscenas, é que ficam a ganhar!
Mas novidade são outras duas importantes componentes desse importante indicador financeiro:
· a venda especulativa de medicamentos para outros países, mesmo que isso implique faltarem para os nossos doentes, incapazes de os encontrarem nas farmácias.
· o regresso ao mercado exterior de muitas viaturas importadas para serem aqui comercializadas e que, face ao retrocesso no consumo, deixaram de ter compradores;
É por isso que o discurso sobre a sustentabilidade das nossas exportações, eixo fundamental da prometida redução do défice, é uma vigarice como muitos dos argumentos hoje proferidos pelos ministros e apoiantes deste desacreditado Governo, que não olham à mais despudorada demagogia para adiarem o mais possível o desenlace que os espera.


Sem comentários:

Enviar um comentário