terça-feira, 23 de outubro de 2012

BANDA DESENHADA: "Hertzko Haft" de Reinhard Kleist



Reinhard Kleist, autor de bandas desenhadas, conhecido na Alemanha pelos seus trabalhos biográficos sobre Elvis Prestley, Johnny Cash ou Fidel de Castro, dá corpo a uma história real surpreendente no seu último trabalho: Hertzko Haft, o protagonista, foi um boxeur de origem polaca, que sobreviveu a Auschwitz graças ao seu talento, capaz de lhe valer estatuto privilegiado entre os prisioneiros do campo de concentração.
Ocupado inicialmente na tarefa de limpar as câmaras de gás, ele foi desviado pelos seus carcereiros para os combates de boxe com que iludiam o tédio entre as tarefas genocidas, que iam metodicamente executando.
Haft depressa compreende que a sua sobrevivência depende de vencer sempre os adversários com que o põem a combater. E o instinto sobrepõe-se a qualquer escrúpulo ético! Mesmo sabendo que os derrotados iriam diretamente para a morte numa reedição do antigo circo romano.
Para esta história real, Kleist baseou-se no romance do próprio filho do boxeur, Alan Scott Haft, (“Harry Haft, Auschwitz Survivor, Challenger of Rocky Marciano”) que lhe publicou as memórias em 2003, quando ele já era um octogenário.
Mas as experiências singulares de Hertzko Haft não se limitaram às vividas nos diversos campos de concentração por onde passou: depois da libertação criou um bordel em Munique, destinado aos militares norte-americanos das forças aliadas.
Descobrindo por essa altura que, à exceção de um irmão, toda a família fora massacrada, emigra para os EUA na peugada de uma paixão de  juventude. Será aí, que a carreira de boxeur conhecerá o fim ao ser derrotado pelo célebre Rocky Marciano.
Para exprimir o horror de Auschwitz, Kleist utiliza um traço austero e espontâneo com o mínimo texto possível, renunciando a grandes explicações...

Sem comentários:

Enviar um comentário