domingo, 18 de novembro de 2012

DOCUMENTÁRIO: «Le Parlement des enfants du Rajasthan», de Thomas Uhlmann e Anja Freyhoff (2004)



No documentário «Le Parlement des enfants du Rajasthan», de Thomas Uhlmann e Anja Freyhoff (2004) mostra-se o retrato de uma jovem pastora indiana, que desempenha as funções de ministro da Agricultura no Parlamento das crianças, ocupadas diariamente entre as tarefas no campo e as do seu «governo».
No Rajastão, no noroeste da Índia, as encostas áridas à beira do deserto de Thar são pedregosas e difíceis de cultivar. É aí que vive Neraj Jath de 13 anos. De dia ela guarda as cabras e as vacas, ajudando a família nas tarefas quotidianas.
À noite participa nas aulas do Barefoot College (literalmente a «escola dos pés descalços»), uma ONG criada nos anos 70 com o apoio da Unesco, que escolariza mais de três mil alunos.
É no quadro destas escolas que foi lançado o Parlamento das crianças do Rajastão. Neraj Jath foi designada como ministro da Agricultura e do Pastoreio: responsável pelo equipamento das escolas e do aprovisionamento da água às aldeias, que tenta remediar a seca e as desigualdades. Um desafio exigente, sobretudo quando é necessário afrontar o conselho dos anciãos da aldeia para quem as palavras de uma mulher nada valem. Ainda para cima as de uma pastora de 13 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário