quinta-feira, 1 de novembro de 2012

FILME: «Desejos Inconscientes» de Bigas Luna (1992)




Sílvia (Penélope Cruz) é uma rapariga considerada extremamente bonita por quantos garanhões cirandam à sua volta e que ganha a vida na confeção de tortilhas para os operários têxteis da fábrica de cuecas masculinas pertencente ao pai do namorado, José Luís, 
Quando as regras deixam de lhe aparecer durante dois meses e o confessa, a medo, a ele tem a expetativa de uma reação negativa. Mas engana-se: fervoroso na expressão do seu amor, José Luís promete-lhe casamento para muito em breve.
Só que existe Conchita, a mãe dominadora  e superprotetora, que rejeita a possibilidade dessa oficialização devido à diferença de estatuto social entre ambos. Razão para que agarre o touro pelos cornos, já que o marido recusa qualquer intervenção e contrate um manequim viril chamado Raul  (Javier Bardem) para que seduza Sílvia e a afaste do filho.
Mas, apesar do assédio persistente dele, Sílvia não se mostra interessada noutro que não o namorado. O que só atiça o desejo cada vez mais incontornável de Raul, apesar deste ir servindo de gigolo a uma Conchita conjugalmente insatisfeita.
São as tibiezas de José Luís, que levam Sílvia a formular o desejo por um homem a sério., que só pode ser Raul. E novamente Conchita intervém, agora pelos ciúmes que sente pela posse do amante.
O desenlace traduz-se na morte de José Luís ao lutar corpo a corpo com Raul, que surpreendera em flagrante na cama com a mãe. Nessa cena final formam-se três pares em estado de choque  perante o drama: Sílvia abraçada ao pai de José Luís, Conchita agarrada a Raul e Carmen (a mãe de Sílvia) em pose de pietá a segurar o cadáver do rapaz. Uma cena ilustrativa dos três temas principais do filme: os instintos primários, a infidelidade e a destruição.

Sem comentários:

Enviar um comentário