segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DOCUMENTÁRIO: «La Sardaigne des hommes et des chevaux» de Svea Andersson


Há séculos que os pastores de Sedilo celebram a vitória decisiva do seu «santo» Constantino com uma cavalgada desenfreada, apesar de, na realidade, o imperador em causa nunca tenha sido canonizado pela Igreja, apesar de, com a sua conversão, ter sido determinante para a expansão do cristianismo.
Para os aldeões, fervorosos crentes, essa «Ardia» de Sedilo, que ocorre no início de julho, é a maior festa religiosa do ano. Dezenas de milhares de sardos e de turistas deslocam-se a essa aldeia recôndita das montanhas da ilha para assistirem a um evento tão singular.
O documentário mostra a pressão a que se sujeitam os cerca de 2400 habitantes da aldeia - muitos deles pastores, que vivem de acordo com os ritmos dos seus animais - para se prepararem de forma a que esse dia seja um acontecimento de sucesso. Tanto mais que ainda não estão distantes dos tempos da vendettas entre os clãs rivais.
Desde jovens que os homens da aldeia se inscrevem no registo do padre que, todos os anos, designa o porta-estandarte, que encabeçará a corrida.
Neste ano de 2010, em que decorrem as filmagens, Don Agostino escolheu Giovanni Mula, alcunhado de «Su Bellu», o Belo, para essa função, apesar de ter sofrido um grave acidente no ano anterior de que ainda se está a recuperar.
Estará ele à altura de galopar em torno da igreja, perseguido por dúzias de cavaleiros apostados em o ultrapassarem? Mas Su Bellu fez a sua jura a São Constantino e quer mantê-la. Mesmo sobrando o risco da Ardia nem sequer ocorrer, já que um acidente mortal no ano anterior leva as autoridades de Roma a enviarem inspetores para ali, dispostos a imporem regras de segurança (controles de alcoolemia, vistoria dos cavalos por um veterinário, etc.)  inaceitáveis para muitos dos potenciais participantes. Em tais condições uns quantos decidem boicotar a corrida. Tanto mais que, paladinos da oposição de direita ao edil local, veem aí a oportunidade de o contestarem.
Mas Su Bellu tem razões para crer na sensatez da maioria dos conterrâneos assegurando uma festa sumptuosa em que ele será o protagonista… incrementando assim a sensação de honra da família.

Sem comentários:

Enviar um comentário