domingo, 6 de janeiro de 2013

FOTOGRAFIA: a realidade segundo Tom Hunter


Um clássico da história da arte assinado por Vermeer (“A Leitora à Janela”) serviu de modelo a Tom Hunter para a sua fotografia mais conhecida, que mostra uma mulher a ler uma notificação de expulsão da casa que ocupa.
O fotógrafo reinterpreta a pintura de Vermeer no quarto londrino de Hackney para representar uma história real: a mulher em causa recebera, de facto, essa notificação e estava obrigada a abandonar o seu alojamento. Mas parece que a história viria a ter um desenlace feliz, não chegando a ocorrer essa prevista expulsão.
Para compor as suas imagens Tom Hunter recorre à mesma dedicação, que empregaria na pintura de um quadro. O seu objetivo é contar histórias do nosso tempo, mas servindo-se do olhar académico dos clássicos para ilustrar o quotidiano dos vizinhos, que expõe com as cores e a iluminação de outros tempos.
Resultam daí imagens impressionantes e surpreendentes da Grã-Bretanha de hoje.
O fotógrafo nasceu em Dorset em 1965 e veio trabalhar como operário para Londres até assistir a uma representação do «Sonho de uma Noite de Verão» de Shakespeare ao ar livre, no conhecido Regent Park.
Ficou tão entusiasmado, que decidiu enveredar pela formação artística. Mais tarde, para a sua série «A Midsummer Nights’s Dream», reconstituiu cenas daquela peça com bailarinas de samba e de strip-tease.
Para quem for a Londres nas próximas semanas vale a pena a deslocação à National Gallery para visitar a sua mais recente exposição...

Sem comentários:

Enviar um comentário