sábado, 12 de janeiro de 2013

HOJE À NOITE NO CANAL ARTE: dois excelentes documentários de História


“Le monde selon Christophe Colomb” de Paolo Santini
Um documentário sobre a forma como, em apenas quatro expedições, Cristóvão Colombo redesenhou a carta mundial, empurrando a Idade Média na direção do Renascimento. Ou seja, um regresso minucioso à descoberta da América.
Até então pensava-se existirem apenas três continentes: a Europa, a África e a Ásia. Mas um navegador imaginativo de origem genovesa iria começar a pôr essa tese em causa a partir de 1492: convencido de que o mundo acabava na China, Colombo decide fazer a primeira viagem para a alcançar pelo ocidente. Ao comando de três caravelas financiadas pelos reis Fernando e Isabel de Espanha este admirador de Marco Pólo levanta a âncora a 30 de agosto desse ano para se dirigir à zona dos ventos alíseos.
Um decénio, quatro expedições e muitos erros de permeio, este indefetível crente em Deus, consegue atirar para o lixo toda a cartografia herdada de Ptolomeu.
Porque, decorre da sua teimosia em encontrar uma nova rota comercial para a China e para a Índia, que ele alcança o Novo Mundo. Cuba para ele seria a célebre Cipango (o Japão de hoje) em tempos visitada por Marco Pólo.
Graças a uma rica iconografia (cartas e atlas antigos), a testemunhos de diversos historiadores e do navegador Marc Thiercelin, o filme retrata as quatro viagens com grande rigor.
Colombo morrerá em 1506 sem realizar o sonho de chegar à Ásia pelo ocidente. Só com a sua morte é que o continente em que desembarcou será reconhecido como o Novo Mundo. E a Idade Média chegou entretanto á sua derradeira página.

«Sur les traces de Sindbad le marin» de Francis Smith
Quando, em 1998, os pescadores da ilha indonésia de Belitung descobriram os destroços submersos de um navio do século IX carregado de preciosidades - cerâmicas chinesas e objetos em ouro e prata - não imaginavam o quanto ajudariam a aumentar os conhecimentos sobre a época gloriosa do comércio marítimo entre a China e o Médio Oriente.
Levadas para Singapura as 60 mil peças encontradas nesse local arqueológico, estão a ser minuciosamente estudadas por arqueólogos e especialistas para acrescentar conhecimento ao que se sabe sobre a época em que terá vivido o lendário marinheiro Sinbad.
Mediante reconstituições e entrevistas com historiadores e cientistas, o documentário dá a conhecer o período dos Tang, as longas e perigosas epopeias marítimas por essa rota marítima da seda e as circunstâncias em que o navio em causa terá naufragado.
Em suma uma excelente lição de História!

Sem comentários:

Enviar um comentário