sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DOCUMENTÁRIO: « La pepinière du désert» de Laurent Chevallier (2008)



Esta história nasceu do encontro entre dois marroquinos, um a viver em França na cidade de Evry e o outro no deserto do Mergoub situado no nordeste de Marrocos.
Sem meios os dois homens juntam forças e vontades para levarem por diante um enorme desafio: voltar a dar vida ao deserto criando aí uma pepineira de esperanças.
A região em causa é muito pobre: progressivamente, e por falta de meios, os casamentos foram sendo celebrados cada vez mais tarde, com os homens a manterem o celibato até aos quarenta anos. A menos que se sentissem tentados pela emigração, destino a ser evitado tendo em conta a realidade europeia cada vez mais complicada.
Mostofa Aggi procura obter dos seus vizinhos imigrantes numa cidade dormitório dos arrabaldes de Paris o apoio económico para apoiar o sonho do imã da sua aldeia, Mostofa Gaga, que não cessa de apelar aos seus seguidores para ideias mais avançadas do que as habituais nos clérigos muçulmanos: tratar bem as mulheres, incentivá-las a irem à escola para saberem ler e melhor educarem os filhos.
O vento açoita, amiúde, a austeridade seca da paisagem, mas o projeto vai por diante e até a turbina, que alimenta a bomba hidráulica, trabalha na perfeição para facilitar a vida  a quem bem a merece mais generosa do que até aí constatada...

Sem comentários:

Enviar um comentário