terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FILME: «A Child’s Pose» de Calin Peter Netzer



O entusiasmo que este filme romeno suscitou em Berlim foi suficiente para lhe ser atribuído o Urso de Ouro. Mas, por muito que a interpretação de Luminita Gheorgiu tenha recolhido a quase unanimidade de opiniões positivas por parte da crítica, a efetiva valia do filme está aquém da consagração de que se viu merecedor.
A história é a de uma mãe superprotetora da classe média de Bucareste, decidida a ilibar o filho imaturo dos seus problemas com a justiça: devido ao excesso de velocidade ele atropelou mortalmente um miúdo e é passível de ser condenado por homicídio.
A mãe tenta inocentá-lo, nem que para tal tenha de corromper polícias e testemunhas e obter a clemência da família da criança, que legitimamente levou por diante a ação judicial mas cuja pobreza constitui um forte argumento para se tornar mais facilmente comprável.
Se o filme anterior do realizador, «Maria» (2005) não suscitara grande entusiasmo, este vai no mesmo sentido, mesmo que pretenda satirizar a fratura social hoje constatável no antigo país de Ceausescu. Mas, logo na confrangedora cena inicial, imitação canhestra do estilo Mungiu, se sente que a dimensão de obra-prima está muito longe de passar por aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário