sábado, 23 de março de 2013

POLÍTICA: opções orçamentais nos Estados Unidos


O Daily Show de Jon Stewart vale a pena ser visto enquanto forma de conhecermos o que se passa na política norte-americana por via do humor sarcástico do apresentador. Ora, numa das emissões desta semana, ficávamos mais uma vez esclarecidos sobre o nunca por demais surpreendente trogloditismo dos republicanos, que são a melhor demonstração de como a cegueira ideológica atinge patamares de estupidez sempre mais elevados.
Vimos, assim, que parlamentares do partido de Bush, Romney e de McCain  consideram desnecessário o investimento no ensino pré-primário nas escolas públicas, porque não existe dinheiro para tal luxo. E, no entanto, apesar de já hoje o orçamento militar dos Estados Unidos exceder o somatório do dos doze países seguintes na graduação dos maiores despesistas nesse campo (Rússia e China incluídas), mostram inquietação perante o alegado enfraquecimento da segurança nacional. E querem o respetivo reforço federal...
Sabemos o poder de lobbying da indústria militar em Washington, e até a importância dos empregos por ela criados em muitos Estados da União, mas é preciso, de facto, uma total falta de escrúpulos para preterir o investimento na educação em proveito da área militar…


Sem comentários:

Enviar um comentário