domingo, 21 de abril de 2013

DOCUMENTÁRIO: «Naturopolis - Nova Iorque, revolução verde» de Bernard Guerrini e Mathias Schmitt


Mais de metade da humanidade vive nas cidades. Paralelamente a fauna e a flora também ocupam cada vez mais os ambientes urbanos. Com uma consequência surpreendente: as relações entre os homens e os animais nunca foram tão frequentes nem tão diversificadas.
Pela primeira vez a exploração da biodiversidade é colocada como objetivo das cidades e das atividades humanas. E, pela primeira vez, a cidade é entendida através da natureza, que nela subsiste.
Em «Naturopolis» surgem atores, filósofos, cientistas, sonhadores e construtores do amanhã a convidarem-nos a explorar as riquezas naturais desconhecidas de quatro megalópoles: Nova Iorque, Paris, Rio de Janeiro e Tóquio.
O primeiro episódio tem por anfitrião uma personalidade incomum - Frédéric Durand - que é, simultaneamente, cientista, naturalista, poeta e visionário. Através do seu olhar exploramos a cidade: uma perspetiva próxima da dos naturalistas dos tempos idos, capazes de decifrarem os enigmas científicos e ao mesmo tempo apaixonarem-se pelos comportamentos humanos e pela poesia do mundo.
Veremos assim como surgiu a grande metrópole americana, como esqueceu e destruiu a natureza durante muitos anos, como é que esta conseguiu ressuscitar e quem são os que vivem empenhados em defenderem-na, em preservarem-na.
Hoje é cada vez mais evidente que Nova Iorque só poderá sobreviver se fizer um pacto duradouro com o meio ambiente numa revolução inovadora. A do desenvolvimento sustentável…
( transmitido no canal ARTE no dia 21/4 às 19.45)



Sem comentários:

Enviar um comentário