quinta-feira, 4 de abril de 2013

LIVRO: «Fear itself: the New Deal and the origins of our time» de Ira Katzenelson


Uma das conceções mais relacionadas com a política do New Deal de Franklin Roosevelt - que se tornou no 32º presidente dos EUA em Março de 1933 - sempre foi o seu carácter progressista, devendo-se às preocupações sociais do novo líder a resolução de muitos dos dramas humanos causados pela Grande Depressão de 1929.
O recente livro de Ira Katznelson vem relativizar esse lugar comum, ao lembrar o ambiente de medo instalado aquando dessa tomada de posse, já que aos efeitos da crise económica somavam-se os medos quanto ao fascismo, ao comunismo, à rebeldia iminente dos negros americanos, à bomba nuclear (de cuja exequibilidade se começava a falar!) ou do secreto inimigo interno.
Assim se explica que, para levar por diante o seu programa, Roosevelt contasse como aliados os democratas sulistas profundamente racistas, e andasse de namoro com o regime de Mussolini. A tal ponto que, quando o aviador italiano Italo Balbo atravessa o Atlântico, é recebido com todas as honras na Casa Branca e são-lhe organizadas apoteóticas receções em Nova Iorque e noutras cidades norte-americanas.
Mais uma confirmação de como não nos deveremos nunca precipitar a ver a História a preto e branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário