segunda-feira, 15 de abril de 2013

MÚSICA: Sigur Rós e a Experiência Valtari


Pós-rock ou pop onírico? Os fãs de Sigur Rós só estão de acordo num ponto: os títulos do grupo são bastante misteriosos e ninguém sabe do que tratam verdadeiramente os seus textos. É que estes islandeses cvantam frequentemente em vonlenska, uma língua que inventaram e cujo significado é «islandesperança».
Para o seu projeto mais recente, o Valtari Mystery Film Experiment, eles pediram a um conjunto de artistas para rodarem clips para os temas do seu álbum «Valtari».
Para rodarem os seus filmes os realizadores dispunham de orçamentos modestos, mas estavam livres de exprimirem a sua  criatividade como entendessem. E foi tanto quanto bastou para que realizadores prestigiados como o islandês Ragnar Kjartansson e o ator de Hollywood Shia LaBeouf decidissem associar-se ao projeto.
As curtas metragens são de uma inegável diversidade e estão disponíveis na internet no site do grupo nórdico. Elas falam da dor, física ou psíquica, passam do cómico ao trágico, mostram as ruas movimentadas de Nova Iorque ou paisagens japonesas. Mas, sobretudo, demonstram que para a mesma música, cada um ilustra-a como a vê!

Sem comentários:

Enviar um comentário