sexta-feira, 28 de junho de 2013

LIVRO: «O Sargento e o seu Caso» de Magdalen Nabb

Magdalen Nabb foi a típica escritora cuja vocação só despertou tardiamente quando, na sequência do fracasso do seu casamento, decidiu trocar a sua Inglaterra natal por Florença aonde se radica com os filhos, mesmo sem ainda saber falar italiano. Se nos primeiros tempos a cerâmica parece converter-se no seu modo de vida, depressa inicia uma série de romances policiais com o sargento Guarnaccia como protagonista e que se tornaram num êxito editorial.
Até desaparecer em 2007, Magdalen Nabb ainda publicou treze romances com este personagem, que bastaram para ser reconhecida como uma das autoras a ter em conta dentro deste género de escrita.
Em «O Sargento e o seu caso» («The Marshall’s Own Case», 1990) mergulhamos no ambiente da prostituição masculina na cidade dos Médicis, o corpo de um dos principais transexuais da cidade, Lulu, aparece numa lixeira cortado aos bocados.
Para Guarnaccia todo aquele ambiente colide com o seu conservadorismo pequeno-burguês: nem muito inteligente, nem particularmente ambicioso, ele acaba, porém, por desconfiar do primeiro suspeito com que o procurador tenta encerrar rapidamente o caso. Tratava-se de Peppina, um outro transexual com quem são encontrados os traveller cheques levantados por Lulu para financiar a sua estadia em Espanha aonde deveria estar por essa altura a fazer mais uma operação para a definitiva mudança de sexo.
Confiando no seu instinto e superando toda a distância que todo aquele ambiente lhe suscita, Guarnaccia segue uma pista, que o leva a um dos clientes do prostituto assassinado e que mais não é do que um pequeno industrial de fabrico de objetos em prata chantageado pelo amante. Encontra assim o verdadeiro assassino. Mas o maior interesse do romance não se situa propriamente na identificação do criminoso, mas nas contradições insanáveis entre uma sociedade eivada de preconceitos e esse mundo paralelo em que o sexo se transaciona. Como se a realidade não se pudesse compadecer com a vontade de Guarnaccia em ordenar o mundo de acordo com os seus conceitos ideológicos!


Sem comentários:

Enviar um comentário