segunda-feira, 10 de junho de 2013

POLÍTICA: Info Ladies no Bangladesh

Até há pouco tempo Amina nunca tinha visto um computador. Hoje essa aldeã do Bangladesh fala diariamente com o irmão por skype graças ao projeto «senhoras da informação», criado há três anos por uma ONG.
Agora, cerca de uma centena de «senhoras da informação» deslocam-se diariamente de bicicleta até às mais recônditas aldeias para proporcionar uma ligação pela internet a milhares de habitantes, sobretudo mulheres.
A reportagem de Thomas Dandois e Emmanuel Urtado mostra como se trata de uma ajuda preciosa num país aonde apenas 5 dos 152 milhões de habitantes têm acesso à net.
Formadas durante três meses as «Info Ladies» ensinam as aldeãs a servirem-se de um computador, de uma máquina de impressão e de um aparelho fotográfico. Tal projeto possibilita a emancipação das mulheres num país conservador ainda muito estigmatizado por preconceitos absurdos.
As Senhoras da Informação difundem mensagens de saúde pública em locais inacessíveis , abordam temas tabu como os da contraceção ou o Sida. E por 10 takas (9 cêntimos de euro) ajudam os estudantes a inscreverem-se na universidade através da internet.
A ONG D. Net espera formar mais 15 mil Senhoras da Informação nos próximos cinco anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário