quarta-feira, 24 de julho de 2013

CANÇÕES REVOLUCIONÁRIAS DO MUNDO: “John Golden and the Lawrence Strike”

Em 1912 Lawrence, no Massachusetts, era uma das principais cidades aonde prosperava a indústria têxtil norte-americana. Mas ocorria aí uma situação social explosiva: as melhorias tecnológicas introduzidas nos teares levaram os patrões a quererem despedir os trabalhadores mais qualificados e bem pagos por outros, imigrantes na sua maioria (principalmente italianos, franceses, canadianos, portugueses, eslavos, húngaros e sírios), que aceitavam qualquer emprego por muito menos dinheiro.
Ademais a insalubridade das fábricas causava danos na saúde dos trabalhadores, que tinham uma esperança de vida muito reduzida.
Mas o inferno ainda não estava completo: os custos com os barracões aonde descansavam depois das longas jornadas de trabalho eram escandalosamente elevados, levando grande parte do salário de cada semana.
Em janeiro o Industrial Workers of the World (IWW) organiza uma greve, que resultará num retumbante sucesso apesar de todas as maquinações do patronato para a sabotar.
A canção de Joe Hill fala de uma dessas estratégias, quando um dirigente da conservadora American Federation of Labor (AFL), John Golden procura garantir um falso acordo nas costas dos trabalhadores e é por eles desautorizado.

Mas tratou-se de uma batalha vitoriosa numa guerra com muitas outras posteriormente perdidas...

Não encontrando um registo da canção, que pudesse aqui inserir, proponho em substituição um documentário sueco sobre o seu autor, Joe Hill, com legendas em inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário