sábado, 6 de julho de 2013

HISTÓRIA: Canibalismo nas colónias da Virgínia

É conhecida a história da Festa de Todos os Santos, nos EUA, em que se celebra a oferta de comida pelos índios aos esfomeados primeiros colonos britânicos chegados às costas do Novo Continente no início do século XVI.  Mal sabiam essas populações autóctones o que as esperaria da parte desses mal agradecidos recém-chegados.
Mas recentes investigações arqueológicas conseguem ser ainda mais elucidativas quanto aos extremos a que os indivíduos chegam, quando se coloca a questão da sobrevivência: no rigoroso inverno de 1609/10 os colonos da Virgínia terão recorrido ao canibalismo para se alimentarem.
Essa realidade já era deixada implícita por certos documentos da época, mas os antropólogos chegaram a conclusões definitivas ao analisarem ossadas encontradas em Jamestown. Numa lixeira então pertencente a um forte os arqueólogos descobriram fragmentos do crânio  e de uma tíbia pertencentes a uma adolescente de 14 anos, com marcas explicitas do que lhes ocorrera.
Os colonos britânicos tinham chegado a essa região dois anos antes para fundarem a primeira colónia em solo norte-americano. Mas, nesse inverno, chega a catástrofe: as reservas de alimentos esgotam-se e os índios deixaram de ser amistosos cercando o forte. Razão para que ocorra o inconcebível...




Sem comentários:

Enviar um comentário