sábado, 3 de agosto de 2013

DOCUMENTÁRIOS: «Um metro para medir o mundo» de Axel Engstfeld (2010) e «O enigma Diesel» de Christian Heynen (2010)

A exemplo de muitos canais televisivos, o ARTE anda a retransmitir filmes, concertos e documentários já anteriormente apresentados, mas interessantes quanto baste para merecerem nova oportunidade para serem vistos pelos seus potenciais espectadores.
Na noite de hoje, a partir das 19.45, passam novamente dois documentários de conteúdo científico, realizados em 2010, e que são bastante interessantes na forma como, com atores a reconstituírem algumas cenas mais representativas e com entrevistas a historiadores e a cientistas, se abordam dois temas distintos.
No primeiro, intitulado «Um metro para medir o mundo» somos convidados para o ambiente do final do século XVIII, quando os astrónomos Delambre e Méchain inventam o metro como padrão de medida de comprimento.
A Assembleia Constituinte francesa saída da Revolução de 1789 incumbira-os da medida do arco meridiano entre Dunquerque e Barcelona, quando já estava instalado o Terror em Paris.
Sete anos depois, em 1799, eles apresentam a proposta para a implementação do sistema métrico depois de terem superado todas as vicissitudes políticas e intrigas por parte de outros cientistas.
Graças às suas medições Delambre e Méchain provaram que a Terra não é uma esfera perfeita e criaram um modelo de medição que é hoje utilizado em quase todos os países do mundo. Apenas os EUA, a Libéria e a Birmânia ainda não se lhe renderam!
Passamos logo de seguida para «O enigma Diesel». Analisam-se nele as circunstâncias misteriosas em que morreu o inventor do motor de explosão, que tanto revolucionou o transporte terrestre e marítimo.
Ainda não existem explicações definitivas sobre a razão porque, em 29 de setembro de 1913, Diesel desapareceu em Inglaterra aonde se deslocara para a inauguração de uma fábrica.
A versão oficial optou pela tese do suicídio tendo em conta, que o cientista e homem de negócios estava praticamente arruinado. Mas outra possibilidade não menos pertinente aponta para o assassínio a mando dos serviços secretos alemães, pouco dispostos a verem um compatriota a registar patentes fora da Alemanha.

O documentário recorda as ideias progressistas de Diesel e a sua determinação para superar todos os obstáculos colocados no seu percurso para lhe dificultarem as novas descobertas que o tornariam famoso…
Não sendo dos assuntos mais glamourosos da História da Ciência, quer a invenção do sistema métrico, quer a personalidade de Diesel permitem conhecer as circunstâncias em que mudaram as vidas de milhões de pessoas graças ao engenho de tais génios…



Sem comentários:

Enviar um comentário