sábado, 10 de agosto de 2013

VERSO E REVERSO: Inconfessáveis pulsões assassinas

Um documentário televisivo sobre passeios turísticos a locais aonde ocorreram crimes (Henrique IV em Paris, Kennedy em Dallas ou Bonnie and Clyde na Luisiana) traz de novo à baila uma das teses pertinentes de Freud, segundo o qual a atração pelos criminosos deriva de todos nós ansiarmos por comportamentos fora da norma, irreverentes, em rutura com os rígidos padrões a que a sociedade nos obriga.
Explicar-se-iam, assim, os passeios de domingo de muitos “curiosos” a irem visitar o local aonde terá ocorrido um crime hediondo durante a semana. Classificamo-los de mórbidos, mas expressam afinal uma forma de rejeição de si próprios, mesmo que, quando entrevistados pelas televisões, afiancem discursos o mais politicamente corretos possíveis.
Na realidade a vontade para exprimir a individualidade em detrimento dos padrões pelos quais se é considerado cidadão respeitável, há muito que é tratado pela literatura e pelo cinema, encontrando-se exemplo lapidar na história de Jekyll & Hyde.
A questão inquietante que se pode colocar é se continuamos a albergar em nós o animal selvagem, que a sociedade tratou de domesticar, quando se começaram a formar as primeiras tribos? Soubéssemos nós que jamais seríamos descobertos e não avançaríamos com entusiasmo para um qualquer crime, que resolvesse as mais dolorosas das frustrações?
As séries televisivas norte-americanas com os agentes do CSI a descobrirem provas a partir das pistas mais débeis vão no sentido dessa domesticação dos instintos assassinos de muitos dos seus cidadãos. O pior é quando as sociedades se desestruturam por causa de guerras inimagináveis ainda pouco antes de acontecerem (como foi o caso da antiga Jugoslávia) e os amigos de ontem são os primeiros a pegarem em armas para se matarem! Ou quando os regimes de ditadura dão direitos de vida ou de morte a gente medíocre sobre todos quantos possam pensar de forma diferente!


Sem comentários:

Enviar um comentário