domingo, 20 de outubro de 2013

POLÍTICA: a falta de escrúpulos das politicas austeritárias na Grã-Bretanha

Os governos de direita perderam qualquer escrúpulo e, no afã de cumprirem os seus desígnios de austeridade, não dão mostras de qualquer compaixão com quem sofre as consequências das suas decisões.
Um bom exemplo de como tal realidade não se limita ao nosso cantinho à beira-mar plantado é o da Grã-Bretanha, onde os cuidadores estão em luta contra o governo de david cameron.
De facto, para compensar a falta de estruturas de apoio aos deficientes, margaret thatcher criou um sistema muito específico a nível europeu: o dos cuidadores, familiares dos doentes ou deficientes, que lhes servem de auxílio ao domicilio, recebendo remuneração por tal função. Sistema que está ameaçado apesar de contar com um total de sete milhões de pessoas nele comprometidas.
Sean, por exemplo, dedica-se à esposa, Barbara, que foi vítima de um acidente de viação. Kathy cuida da filha polideficiente.  Quer ele, quer ela, trabalham continuamente, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, as vinte e quatro horas do dia. E desde que, há dois anos, o governo decidiu reduzir quer os subsídios aos deficientes, quer aos cuidadores, essas famílias vêem-se na situação de sobreviverem com algumas centenas de euros por mês.
Ademais, a Segurança Social, pode obrigar um familiar a tornar-se cuidador, mesmo que isso signifique a obrigatoriedade de deixar o emprego. Razão para a raiva crescente nessas famílias, que se sentem extremamente vulneráveis e por isso escolhidas como alvos preferenciais das medidas de Cameron em prol da austeridade!


Sem comentários:

Enviar um comentário