quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

POLÍTICA: O "presidente" de passos coelho

Parece existir uma tendência consensual, quer à esquerda, quer à direita, para considerar que passos coelho errou de forma desastrada em dois dos episódios, que protagonizou na última semana: o da co-adoção e o da questão presidencial abordada na sua moção ao Congresso do psd.
É claro que gente menos inocente também reconheceu a “virtude” destes supostos embaraços: ao desviar as atenções numa altura em que pensionistas e funcionários públicos sofrem pesados cortes nos seus rendimentos, e as eleições europeias estão à vista, torna-se providencial pôr o país a debater assuntos sem a relevância dos efeitos da austeridade a qualquer custo..
Mas se no caso do ataque aos direitos de crianças com pais do mesmo género sexual, o crime compensará, já que o Tribunal Constitucional ou o inquilino de Belém tratarão de remeter o referendo para o caixote de lixo, sem deixarem de beneficiar quem agiu apenas com o propósito não confessado de atrasar a aplicação de uma legislação só verberada pelos trogloditas mentais que se acoitam à sombra dos setores mais ultramontanos da igreja católica, já a história presidencial poderá virar o feitiço contra o feiticeiro. Quer com marcelo rebelo de sousa, quer com cavaco silva.
Porque, doravante, marcelo sentir-se-á menos constrangido em criticar o líder, que o desaprovou, fazendo jus à fama de catavento com que por ele foi brindado, criticando mais acidamente as políticas da atual maioria.
Mas, pior ainda; se tem existido uma concertação de interesses, que faz parecer a união de cavaco com passos uma história de afeto acompanhada com uma banda sonora celestial, sabe-se bem quão vingativo costuma ser o primeiro. E a preocupação de passos em apressar-lhe a definição de um sucessor, quando ainda faltam mais de dois anos para o final do mandato, é daquelas habilidades que deixam agastado um político tão preocupado com a sua autoestima. Bastará que aumente o clamor social com o agravamento da austeridade e passos arrisca-se a ficar com o tapete subitamente tirado debaixo dos pés. Deixando para rui rio a preocupação em definir o perfil que cavaco gostará de ver suceder-lhe em Belém.


Sem comentários:

Enviar um comentário