domingo, 30 de março de 2014

DOCUMENTÁRIO: “Sepideh - Um céu repleto de estrelas” de Berit Madsen

Apesar do peso das tradições, que refreiam a emancipação das mulheres no Irão, Sepideh quer estudar astronomia. O documentário assinado por Berit Madsen em 2012 constitui um retrato estimulante de uma rapariga brilhante e determinada na concretização do seu sonho.
Logo de início vemo-la com a cabeça nas estrelas, mas com os pés bem na terra: aos 16 anos Sepideh passa as noites a estudar o céu com o seu próprio telescópio na companhia de outros amigos pertencentes ao clube de astronomia da sua cidade de província.
Foi o pai, já falecido, quem nela instigou o gosto pela ciência ao ponto de a encontrarmos apostada em estudar astrofísica na Universidade e imitar Anousheh Ansari, a primeira iraniana a ter viajado para o espaço. Mas os obstáculos vão surgindo avassaladores, a quase criarem a ideia de estra votada à frustração do sonho negado. A mãe é uma viúva pobre cujos rendimentos provém de um terreno agrícola completamente exangue pela seca. O tio materno preocupa-se com a reputação da sobrinha, que sai para a rua todas as noites e por isso quer convencê-la a não passar ao lado dos seus «deveres» enquanto rapariga pobre. Do lado paterno da família também não surge qualquer apoio.
Mas quem consegue parar a vontade de realizar um sonho tão forte?




Sem comentários:

Enviar um comentário