segunda-feira, 17 de março de 2014

DOCUMENTÁRIO: « Violette Leduc, la chasse à l’amour» de Esther Hoffenberg

A escritora Violette Leduc causou escândalo devido à sua liberdade de se exprimir e à força erótica dos seus escritos. Este documentário, de uma grande sensibilidade, relata a amizade literária entre a autora e Simone de Beauvoir, que era a sua protetora.
Autora confidencial desde o fim dos anos 40, Violette Leduc causou escândalo em 1964 com a publicação de «La bâtarde», que alcançou os cem mil exemplares vendidos. Nele conta os padecimentos da mãe, que se viu seduzida e depois abandonada por um burguês, vendo-se depois condenada à vergonha e à pobreza.
No prefácio a autora de «O Segundo Sexo» escreveu: “uma mulher desce às profundezas de si mesma e conta-se com uma intrépida sinceridade, como se não tivesse quem a escutasse”.
Apoiada financeiramente pela filósofa, Violette Leduc inicia uma nova formula para a “escrita introspetiva”. Superando a audácia erótica de Colette, mostrando-se tão exigente quanto Jean Genet (seu “gémeo” em literatura), sofreu com os insultos e com a censura em 1954, quando publicou «Thérèse et Isabelle», uma história sem concessões sobre os amores homossexuais de duas adolescentes.
Reagindo aos censores escrevera: “Tenho vergonha de mim ao ter vergonha deles”.
Rodado nos locais onde Violette viveu - entre Paris e Faucon - este retrato sensual faz realçar a aventura literária da autora de «La chasse à l’amour» - o seu último título, já publicado postumamente - e reflete sobre as interligações entre a exploração da linguagem e a busca da identidade.
Nos seus textos, a escritora revela a psique feminina com uma liberdade total. A sua forma de evocar o erotismo ainda é hoje o que inspira muitas escritoras dos nossos dias.
A beleza crua e poética dos seus textos exalta o amor sob todas as formas, mormente quando ele procura a dominação do outro.
Cinquenta anos passados sobre o sucesso de «La bâtarde», o documentário de Esther Hoffenberg dá-nos a conhecer uma obra e uma amizade incomuns.



http://www.dailymotion.com/video/x1eypgm_violette-leduc-la-chasse-a-l-amour_tv

Sem comentários:

Enviar um comentário