domingo, 23 de março de 2014

FILME: «Together» de Chen Kaige (2002)

Chen Kaige conseguiu um grande sucesso com este melodrama sobre um jovem e talentoso violinista, que se vê obrigado a optar entre a família e a glória internacional.
Xiaochun tem 13 anos e é um virtuoso do violino. Por isso o pai, um cozinheiro de origens camponesas, decide sacrificar as poupanças da família para o levar a Pequim para que aprofunde os seus estudos musicais, instalando-se ambos num dos mais antigos bairros da capital, com a demolição já aprazada.
Em breve o rapaz ganha afeto não só ao velho professor Jiang, que lhe transmite o seu saber, mas sobretudo à bela vizinha deste, Lili.
Mas Xiaochun ver-se-á em breve perante um difícil dilema: quando o pai consegue do professor Yu - conhecido por garantir o sucesso internacional dos seus alunos - o esperado apoio, ele vê-se na contingência de optar entre dois universos incompatíveis.
Estamos, pois, na contradição entre a solidariedade e o desenrasca dos velhos hutongs de Pequim, já quase todos entretanto demolidos e os arranha-céus envidraçados do bairro do senhor Yu.
Não é difícil adivinhar para qual desses universos vai a simpatia de Chen Kaige, que pôs as almas mais piegas a encharcar lenços aos magotes... 



Sem comentários:

Enviar um comentário