terça-feira, 11 de março de 2014

POLÍTICA: a atualização do que vai ocorrendo na Ucrânia

· O ambiente de medo dos judeus na Ucrânia ficou bem resumido numa frase de um dos principais líderes religiosos da comunidade, aconselhando aos judeus para deixarem Kiev e a Ucrânia.
· A violência contra os judeus aumentou. Houve ataques a sinagogas, em Kiev e no Sul da Ucrânia — pedras a partir vidros, cocktails Molotov contra a entrada, graffiti com suásticas e as palavras “morte aos judeus”. Dois estudantes de uma yeshiva (escola religiosa) foram espancados na capital.

· Logo a seguir à ocupação da Crimeia, foi selada uma aliança entre o novo governo e os oligarcas. Não foi surpresa, foi uma viragem. Iulia Timochenko, acabada de sair da prisão, também ela antiga oligarca, foi o pivot da manobra. Telefonou aos bilionários. O Governo, muito frágil, delegou imediatamente em grandes oligarcas o governo das regiões mais sensíveis, sobretudo no Leste. Foi uma manobra de antecipação para prevenir referendos regionais separatistas.
· O atual Governo é composto por políticos do “sistema”, fiéis aos antigos hábitos, e por bandos armados. A unidade das mais heteróclitas forças foi imposta por uma emergência nacional.
Síntese de artigos de Maria João Guimarães e Jorge Almeida Fernandes no «Público» de 9/3/2014


Sem comentários:

Enviar um comentário