sábado, 31 de maio de 2014

FILME: «O Acossado» de Jean Luc Godard (1960)

Em 1960, «O Acossado» de Jean Luc Godard constituiu a obra fundadora da Nouvelle Vague ao mostrar com insolência e inovação, o desejo de viver intensamente e de mudar o mundo.
Michel (Belmondo) é um delinquente, que rouba um carro em Marselha. Perseguido por um motociclista, mata-o com uma pistola encontrada no porta-luvas.
Já em Paris encontra Patrícia a vender o “New York Herald Tribune” nos Campos Elísios e aloja-se em sua casa. Mas não tardará que ela o denuncie à polícia.
O filme, que fora rodado com meios limitados, transformar-se-ia num mito clássico, por anunciar uma geração de cineastas apostada em romper com o “cinema dos papás”. As técnicas convencionais na forma de tratar a narrativa cinematográfica são sabotadas, com falsos raccords, câmara em movimento, rodagem em exteriores, pós-sincronização sistemática e ausência de argumento.
Por isso lembramo-nos, sobretudo, de algumas imagens mais sugestivas: Belmondo a passar a unha do polegar pelos lábios perante o retrato de Bogart, o rosto de Jean Seberg ao lado de um quadro de Renoir ou a voz musical dela a apregoar o jornal...



Sem comentários:

Enviar um comentário