terça-feira, 6 de maio de 2014

POLÍTICA: ainda o homem sem qualidades!

É claro que as atitudes de cavaco silva já não surpreendem quem já lhe reservou lugar no rodapé da História com a referência de ter como única caracterização o ter conseguido ser o pior dos Presidentes da República depois da queda do fascismo. Quase sempre ardiloso no seu comportamento político ele é o exemplo lapidar do «homem sem qualidades» que um terço dos portugueses - na maioria os que tinham menos educação e mais preconceitos! - quis obrigar os dois terços restantes a aturarem como seu suposto Presidente. Algo de que ele nunca se quis verdadeiramente reivindicar, confortando-se com a condição de mero procurador dos interesses dos que enriqueceram à conta do BPN e das imposições austeritárias sobre a maioria dos portugueses.
Que venha agora lançar a pergunta fanfarrona relativamente ao que dirão quem apostou na inevitabilidade de um segundo resgate, só corrobora a sua falta de isenção partidária e de honestidade intelectual.  Por um lado ele decide substituir-se ao inefável marco antónio numa posição política, que nunca lhe competiria nas suas funções. Por outro, porque ele bem sabe que as atuais taxas de juro prevalecentes nos mercados - e que justificam a duvidosa “saída limpa” - nada devem aos méritos deste (des) governo. Mas, que importa?, ele quer colar-se ao embuste, ciente de até agora ter conseguido preservar-se das muitas situações comprometedoras a que esteve ligado ao longo destes anos e de que vale a pena citar apenas duas por traduzirem o seu modus operandi: a questão das «escutas» em Belém e as mais valias obtidas graças aos bons ofícios de oliveira e costa.
Se cada dia a mais com esta coligação ainda no poder é uma terrível provação para quem por ela se sentiu espoliado de direitos e de rendimentos, os portugueses só poderão sentir-se verdadeiramente aliviados, quando o filho do gasolineiro de Boliqueime for recambiado para onde nunca deveria ter-se sequer atrevido a sair para promover todas as malfeitorias que se colaram entretanto ao seu currículo...


Sem comentários:

Enviar um comentário