quinta-feira, 29 de maio de 2014

POLÍTICA: palhaçadas conjunturais

Já o sabíamos, mas não custa nada comprová-lo: ao andar a negociar com nigel farage a formação de um grupo de extrema-direita no Parlamento Europeu, o palhaço grillo confirma a sua verdadeira face: o discurso antipolítico com base na tese de todos serem uns corruptos, mais não escondia do que a estratégia criptofascista, que lhe ia na alma.
Mas as europeias deste domingo ao penalizar o Movimento 5 Estrelas, mesmo dando-o como a segunda principal força italiana, veio demonstrar que basta o surgimento de uma liderança credível no principal partido da esquerda de qualquer país e os atarantados eleitores, momentaneamente aliciados por grillos e outros populistas, regressam à lógica democrática e apostam em quem os possa direcionar num futuro plausível e melhor.
Nesta altura anda-se a dar demasiada importância a fenómenos conjunturais como os de Marinho Pinto cá dentro, ou das diversas correntes de extrema-direita por todo o continente, mas uns e outros representam o ressurgimento de outros movimentos populistas do passado, rapidamente ultrapassados pela dinâmica da História. Esta não se compadece com quem apenas ganha efémero apoio eleitoral em função da demagogia simplória, que se desfaz quando se lhes exige alguma substância nas propostas concretas para além das xenófobas em que são pródigas.
Se se imputa aos dois principais partidos europeus a responsabilidade de encontrar as soluções para neutralizar a ameaça populista e encontrar-lhe vacina eficaz, não nos podemos esquecer que o PPE representa as forças económicas, que sempre se deram bem com a ascensão das forças antidemocráticas - como esquecer o papel dos industriais do Ruhr na ascensão e financiamento do nazismo? - pelo que não se poderá contar verdadeiramente com ele. Nesta altura histórica, cabe aos socialistas o papel de liderarem as suas sociedades e infletirem a lógica austeritária dos anos mais recentes.
Por isso mesmo a luta política dos próximos anos implica uma ação empenhada no Partido Socialista Europeu em apostar na sociedade desenvolvida, mais justa e igualitária que está na sua matriz, mediante lideranças com pressa para acelerarem as necessárias mudanças...


Sem comentários:

Enviar um comentário