quinta-feira, 28 de maio de 2015

A incontornável vocação de um pau mandado

Ao fim de 32 anos balsemão fartou-se de pertencer ao seleto clube de Bilderberg, conhecido por condicionar a política a nível global de forma a maximizar os proveitos dos oligopólios. E para seu sucessor escolheu esse exemplo maior de «homem sem qualidades», que é durão barroso.
Será sempre um mistério sem explicação o do percurso político do antigo maoísta, rapidamente convertido num fervoroso neoliberal. A menos que aquela lenda sobre infiltrações da CIA no MRPP no pós-25 de abril não seja tão descabida quanto parecia...
Mas durão nem para tosco alfaiate do Panamá ao jeito de Le Carré serviria. A sua vocação sempre foi a de servir de mordomo aos encontros dos tunantes ou de moço de fretes aos que quiseram dar cabo do sonho europeu dos pais fundadores da União para a transformar na caricatura trágica em que se está a reconfigurar.
Que função será a do novo conviva nesse seleto encontro? Ele próprio a desconhecerá, mas quando lha indicarem - por exemplo vir candidatar-se à presidência em 2021 - não deixará de se mostrar prestimoso a cumpri-la. É essa a vocação dos «paus mandados»!

Sem comentários:

Enviar um comentário