quinta-feira, 11 de junho de 2015

Olhando colateralmente...

Os últimos dias não foram apenas aqueles em que passos coelho andou a enredar-se em mitos urbanos, cavaco voltou a revelar a verdadeira natureza falando na raça, teixeira dos santos confirmou a condição de Judas interpretando a seu jeito a traição a Sócrates e em que, para iludir a ilegalidade da sua decisão contra este ultimo, o procurador e o juiz inventaram mais um suposto crime para acrescentarem ao rol de vacuidades com que têm enchido de ar todo o processo.
Vendo, olhando e lendo outras notícias ficámos a saber mais algumas novidades, que dão substância a este tempo que vivemos.
Ficámos, assim, a saber que, entre nós,  existem mais de mil meninas oriundas de sociedades que praticam a mutilação genital feminina e que, clandestinamente, podem vir a ser sujeitas a tal barbárie.
Se, por estes dias, pensávamos visitar a albufeira do Alqueva, podemos repensar essa possibilidade, porque as altas temperaturas ameaçam-na com um desastre ambiental causado pelo alastramento massivo de jacintos-de-água oriundos do país vizinho.
Vida difícil também é a das empresas com negócios em Angola, asfixiadas nas suas tesourarias e em risco de fecharem as portas. Dados do Instituto Nacional de Estatística vieram mostrar que, entre Janeiro e Abril, as vendas de bens para Angola sofreram uma descida de 24,4% face a idêntico período de 2014. Em valor a queda foi de 234 milhões de euros.
No mundo científico houve a notícia de uma jovem a dar à luz uma criança saudável depois de os médicos terem restaurado a sua fertilidade graças ao transplante do seu próprio tecido ovariano, que tinha sido removido e congelado quando ela tinha treze anos. Ou a constatação de que, tal como nós, também os chimpanzés da Guiné-Conacri bebem álcool com prazer. Tanto mais que o roubam às pessoas das comunidades mais próximas da floresta onde vivem.
Com estas histórias dos dias que passam já ganhámos, entretanto, disposição para sabermos se do braço de ferro entre merkel e schäuble sobra alguma esperança para que os gregos sejam, finalmente, tratados com dignidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário