sexta-feira, 23 de outubro de 2015

No Seixal já se voltaram a arregaçar as mangas

A atividade política do Núcleo dos Apoiantes do Prof. Sampaio da Nóvoa no Seixal não para. Depois de umas semanas de empenho alternativo nas legislativas, os seus coordenadores marcaram para ontem uma reunião pública na Junta de Freguesia da Amora, que contou com a participação de três dezenas de participantes.
A presidir aos trabalhos esteve o Costa Velho, que apresentou as razões para reativar o esforço de cidadania exigido nesta conjuntura elencando os projetos imediatos do Núcleo para dele se fazer expressão.
Interveio a seguir o Francisco Navarro na qualidade de fundador do Núcleo, contando precisamente como ele surgiu e, logo, concretizou o momento gratificante, que constituiu a sessão de esclarecimento organizada em Agosto em que se contou com a presença do Prof. Sampaio da Nóvoa. Primeiro junto à Mundet, e depois no jantar no Restaurante O Bispo, seis dezenas de simpatizantes desta candidatura puderam ouvir e fazer-se ouvir em relação aos seus anseios quanto ao futuro melhor, por que anseiam.
Jorge Rocha falou pelos militantes socialistas com muitos anos de filiação partidária, que aderiram à candidatura logo na primeira hora por a entenderem como a mais conforme com os valores justificativos da sua opção partidária.
Ricardo Ribeiro - que veio expressamente de longe, onde o comprometiam as suas importantes e conhecidas obrigações profissionais - veio fazer o discurso da noite ao enaltecer todas as razões identificáveis no Prof. Sampaio da Nóvoa para nele encontrar as qualidades humanas e de enorme sabedoria, que o tornam o único presidenciável capaz de personificar as qualidades cívicas, que desejamos ver nessas funções.
Pelos independentes há muito afastados do empenhamento comprometido com organizações partidárias, falou o João Filipe Vieira, que evocou a importância do papel desenvolvido pelo Professor Sampaio da Nóvoa na notável reestruturação da Universidade em que se formou. Uma capacidade que aposta ver reproduzida na função presidencial de que se tornou , igualmente, apoiante desde a primeira hora.
Deu-se, então a palavra aos demais participantes, todos unânimes em expressarem a admiração pelo candidato.
O José Manuel Lousada contou como o discurso do anúncio da candidatura no Teatro da Trindade constituiu um momento determinante para confirmar a sua adesão a esta candidatura e nela participar ativamente no âmbito  da campanha agora retomada.
O Manuel Ramos falou pelos mais seniores, aqueles que conheceram na pele as experiências do fascismo na sua expressão mais violenta, incluindo a guerra onde teve de participar, e agora se entusiasmam pelo que se adivinha a curto prazo com um governo das diversas esquerdas e um presidente que o respalde.
O Cláudio Fonseca representou os jovens de que será mandatário distrital e explicou as razões para a geração estudantil se empenhar ativamente numa campanha, cujo resultado tanto poderá contribuir para o seu futuro. E não deixou, é claro, de convidar os presentes para a Conferência, que organizou na Faculdade de Letras no dia 27 e que contará com a presença do Professor Sampaio da Nóvoa.
O Miguel Fontes, que acabou de sair da campanha das legislativas - onde foi incansável na defesa dos valores em que acredita e em que, como candidato a deputado se assumiu igualmente como defensor dos direitos dos cidadãos das várias origens lusófonas no distrito - prometeu o mesmo entusiasmo na nova batalha, que se avizinha. E como prova disso trouxe mais uma vintena de proposituras para acrescentar às muitas dezenas já conseguidas pelo Núcleo.
Depois da salva de palmas pedida pela Elza Rocha para reconhecimento do esforço já demonstrado pelo Costa Velho e pelo Francisco Navarro, as participações continuaram a ser femininas: a Paula Gil, igualmente independente, manifestou o quanto se sentiu gratificada ao integrar o Núcleo e nele encontrar com quem se identifica nos mesmos valores e opiniões, razões mais do que justificadas para investir toda a sua disponibilidade e entusiasmo em tornar vitoriosa esta candidatura.
A Anabela Gomes - que interveio depois de o Fernando Gomes questionar a mesa sobre a verba a investir pelo Núcleo durante a campanha - assumiu o empréstimo de mobiliário que possa ser utilizado na sede, cuja inauguração está apenas pendente da resolução de pormenores burocráticos.
No final da sessão sentia-se o entusiasmo dos participantes cujos donativos já corresponderam a quase um terço do orçamento previsto.
É pois tempo de arregaçar mangas e ir ao trabalho. É que no mesmo dia em que cavaco silva voltou a dar mostras de não ter qualidades para o cargo que ocupou durante dez anos, exige-se como seu sucessor quem dele é o seu exato contrário: um homem íntegro, sábio, tolerante e com a capacidade que levou Newton a dizer um dia,, que se era grande, fora por se ter alcandorado aos ombros dos gigantes. E o Professor Sampaio da Nóvoa forjou um carácter, que tem por modelo aqueles que mais admiramos e que tantas vezes traz à colação nos seus discursos...

Sem comentários:

Enviar um comentário