segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O que está em causa

«O que está em causa» é um texto de Boaventura Sousa Santos, inserido no «Público» deste domingo, em que o sociólogo de Coimbra interpreta o atual momento como o de uma disputa decisiva entre dois campos bem estratificados De um lado os que procuram aprofundar o modelo neoliberal, que se implementou a partir da queda do Muro de Berlim com a cumplicidade ativa do Partido Trabalhista de Tony Blair e dos sociais democratas alemães de Schröder. Do outro, os que tudo fazem para contrariar esse domínio da maioria dos cidadãos por oligarquias dispostas a explorá-los até ao tutano.
Embora o tom do artigo seja algo pessimista, como se o momento político presente significasse um hiato numa dinâmica sempre conduzida pelos cultores do capitalismo selvagem - que reagiriam assim com uma invulgar violência à interrupção do seu PREC de direita - a realidade deve permitir-nos ponderar no facto de estarem a surgir outros fatores de transformação política e social, que poderão infletir substancialmente a relação de forças verificada até aqui.
Se a Grécia de Tsipras teve de se curvar à humilhação a que foi sujeita, não significa que aí se tenha definido o resultado da guerra em curso. É provável que tenha sido apenas uma batalha perdida num conflito com tudo ainda por decidir...

Sem comentários:

Enviar um comentário