segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Quem está a lucrar com a história do Banif?

Que significam as notícias desta manhã relativamente ao Banif? Quem as terá lançado e com que motivo?
Parece óbvio que ninguém no governo estaria interessado em que isso acontecesse, quando ainda mal tempo houve para o estudo do dossiê. Pelo contrário, as notícias espalhadas nas redes sociais na noite de ontem e hoje estampadas na imprensa só dificultam a margem de manobra do Ministério das Finanças, por muito que a solução deva ser assumida obrigatoriamente pelo Banco de Portugal.
A exemplo dos policiais de Agatha Christie em que o culpado do crime é sempre quem com ele mais lucrará colocam-se três hipóteses pertinentes para a autoria dessa fuga de informação.
Em primeiro lugar alguém dos acionistas ou dos depositantes com mais de cem mil euros na conta, que temem a possibilidade de virem a perder uma parte do seu património se a resolução do problema acontecer já depois de 31 de dezembro e com a alteração das regras europeias quanto à forma como ela pode vir a ser considerada.
Outra possibilidade é a de se tratar de um facto criado por quem queira comprar o banco a preço ainda mais irrisório do que ele efetivamente vale (e que é quase nada!).
Mas a que parece mais lógica é a de se tratar do primeiro sinal do tipo de sabotagem lançado por quem pretende dificultar a vida ao governo de António Costa. Seja a partir do Banco de Portugal onde quase todos os cargos de topo foram ocupados por gente da confiança de carlos costa, cujo futuro à frente da instituição poderá ficar seriamente em causa com a investigação parlamentar a todo o seu comportamento durante os anos de passismo, seja de alguém próximo da antiga ministra das finanças, que conhece bem a realidade e sabe como melhor a utilizar para os seus objetivos revanchistas, podemos estar perante uma estratégia, que conhecerá muitos outros episódios a curto prazo.
É por isso mesmo que António Costa terá de ser implacável e cortar as cabeças dessa hidra direitista tão só elas despontem à luz do dia.
Como costumava dizer aos meus colaboradores na empresa, que dirigia, a situação não é fácil, mas é por isso que tem de ser vencida por aqueles que são os melhores de entre os muito bons… E a equipa de António Costa é, de facto, excelente para o concretizar!

Sem comentários:

Enviar um comentário