segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O lento refluxo do trumpismo

As tropelias de Trump prosseguem, mas agora tendem a ser lidas pelos seus eleitores de forma mais crítica, depois de terem sido levados a nele depositarem a confiança de vir a ser um opositor contra o Sistema, essa coisa nebulosa que mais não é do que a expressão do capitalismo na sua forma presente.
Ter a cidade de Nova Iorque a gastar um milhão de dólares diários na sua segurança e a entupir o trânsito da Quinta Avenida só porque ele pretende dividir o seu tempo entre a Casa Branca e a sua conhecida torrem em Manhattan poderá indignar muitos, embora o apoio eleitoral por ele conseguido nesse Estado tenha sido escasso. Mas já constituirá motivo de reflexão para mais alguns o facto de, para protege-lo e à sua família, os Serviços Secretos terem de arrendar andares inteiros dessa torre pagando o aluguer a ele mesmo.
O que demonstra que não é só para evitar pagamentos de impostos que Trump enveredou pela carreira política. Pela sua cabeça passa sempre a ideia de converter os próximos quatro anos numa excelente oportunidade de negócio, com lucros fabulosos para a sua cleptocrática família e com prejuízo sério para os tais americanos da classe média, que viram nele a oportunidade de voltarem a apanhar o ascensor social e depressa concluirão que parou no seu andar aquele que só os poderá conduzir para níveis inferiores... 
Milen Tod

Sem comentários:

Enviar um comentário