sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Quando todos os golpes sujos se perspetivam

Em Passos Coelho admire-se o voluntarismo por ir tentando todas as táticas possíveis para evitar o progressivo crepúsculo, que lhe anuncia a longa noite do seu olvido junto dos eleitores. Ciente de não ter portas abertas para retomar uma vida profissional, que nunca primou pelo brilhantismo - não há assim muitos incautos, que repitam a façanha de contratar esse outro “cérebro iluminado”, como é Maria Luís -  tem de experimentar todos os estratagemas para evitar o desenlace do seu trivial destino.
Vem isto a propósito do debate quinzenal desta manhã em que começou por elogiar António Costa, para logo desferir ataque insidioso destinado a iludir os sucessivos êxitos que os números do INE vêm espelhando sobre a ação governativa. sabendo que o primeiro-ministro podia congratular-se com o défice de 2,3%, o aumento do salário mínimo, a redução da dívida e a queda sustentada do desemprego, Passos teimou em que ele lhe fornecesse o saldo orçamental do ano, quando sabe estar a ser apurado e conferido esse e outros indicadores das finanças públicas. E, porque António Costa, já irritado com o seu desplante, lhe prometeu a divulgação desse número para quando o Diabo chegasse, Passos sentiu-se ufano a entusiasmar a sua bancada, proclamando a «ignorância» do interlocutor a tal respeito.
Após já ter revelado que terá como estratégia o apoio a todas as propostas do Bloco e do Partido Comunista que ponham em causa o governo - que se lixem os princípios, mas nunca as eleições, sempre adivinhadas no horizonte! - Passos pode sentir-se tentado em repetir a técnica que, aparentemente, experimentou com o sucesso propiciado pelas palmas efusivas dos seus próprios deputados. Não será de espantar que, no próximo debate, pergunte a António Costa qual o nome do papagaio, que o seu motorista possui e, perante o desconhecimento da resposta, lhe atire a violenta acusação: O senhor nem sequer tem sensibilidade social para saber o que importa ao seu próprio motorista!». Esperemos pelos próximos capítulos, que mais jogo sujo se perspetiva...

Sem comentários:

Enviar um comentário