domingo, 25 de outubro de 2009

Uma Virgem Ofendida

Está no auge a polémica entre José Saramago e a Igreja Católica a propósito da figura divina e do papel da Bíblia enquanto manual de maus costumes.
Há quem defenda que as tropelias católicas já ficaram cingidas ao passado inquisitorial em que se queimavam pessoas por delito de opinião ou por judaísmo.
Não será tanto assim: foi à pala da Igreja Católica e com a sua empenhada conivência, que Franco espalhou sangue pelo solo espanhol.
Foi com o total alheamento do Vaticano, que o Holocausto se produziu.
Foi com todo o apoio da maioria das autoridades religiosas dos respectivos países, que as ditaduras latino-americanas torturaram e assassinaram milhares de opositores.
E, como está a ser público por estes dias na Irlanda, foram católicos quem cometeram milhares de abusos sobre crianças nas escolas industriais irlandesas no século XX, como agora foi divulgado no Relatório Ryan.
Com tão sinistra história, como pode a Igreja condicionar a opinião alheia às suas práticas. Mais valeria, que se dedicasse a penitenciar-se pelos muitos pecados, que tem assumido ao longo da sua lamentável existência!

Sem comentários:

Enviar um comentário