segunda-feira, 23 de abril de 2012


A notícia do dia é a da vitória de François Hollande na primeira volta das eleições presidenciais francesas, superando Sarkozy em 1,5%.
No entanto, quando se esperava um sucesso de Mélenchon enquanto candidato da esquerda mais radical, foi Marine Le Pen quem fez arrefecer alguns ânimos ao levar a extrema-direita ao seu melhor resultado eleitoral de sempre.
Valerá aos socialistas, que o interesse  da extrema-direita é a de praticar uma espécie de terra queimada no lado mais reacionário do eleitorado francês, arvorando-se como principal voz de oposição ao novo poder da esquerda. Mas a suada vitória de Hollande a 6 de Maio deverá obrigar a esquerda a encarar o novo quadro político francês com muito cuidado para que a serpente não saia do ovo donde promete emergir para susto de todos os democratas.
No mesmo dia 6 de Maio decorrerão igualmente as legislativas gregas. E, sem o mínimo pudor, o líder da direita Samaras promete ilusórios cenários, que sabe jamais poder cumprir. Esperemos que os gregos se recordem de quem foi o responsável principal por esta crise.
Mas, se falamos de ilusões, não devemos omitir o Ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que foi para a sede do FMI anunciar que Portugal está no bom caminho quanto à criação de mais emprego. Faltará depreender se Gaspar  é um perigoso lunático, que julga-se capaz de transformar sonhos em realidades, ou um impenitente mentiroso, que vai pronunciando discursos políticos feitos de mentiras sem qualquer fundamento de verdade...

Sem comentários:

Enviar um comentário