segunda-feira, 7 de maio de 2012

As citações do dia


Vivemos num tempo de obsceno esbanjamento de linguagens. Ou de esbanjamento de linguagens obscenas. Veja-se o que as televisões fazem com eventos como as eleições em França: colocam um "enviado especial" em frente de um qualquer lugar emblemático de Paris, põem-no a debitar meia dúzia de informações que poderiam ser ditas calmamente a partir do estúdio, apresentando todo o aparato montado como um mágico acréscimo de "verdade".
João Lopes, Diário de Notícias

Num dos seus mais inquietantes romances, "Os Irmãos Karamazov", Dostoievski faz dizer ao mais velho deles: "Se Deus não existe, tudo é permitido." O grande russo enunciava, numa metáfora perturbadora, ao que conduzia a quebra de valores numa sociedade esvaziada de sentido moral. Ao desbragamento, à promoção do que o homem tem de pior e de mais sórdido, à própria inversão do sentido da vida. Deus como padrão, Deus como relação mais humana do que divina, Deus materializado (se assim me posso exprimir) num modo de funcionamento das nossas ações. Se não houver regras e se, as havendo, essas regras são permanentemente dissolvidas, então, o caos instalar-se-á.
Baptista Bastos, Jornal de Negócios

Nem o mercado livre existe, nem aquilo que existe é um verdadeiro mercado no sentido de existirem várias opções. O consumidor vê-se obrigado a pagar e calar. Ou seja, o modelo mafioso é hoje predominante.
Leonel Moura, Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário