segunda-feira, 18 de junho de 2012

Uma herança a recuperar


Na sua crónica semanal para o «Expresso», Miguel Sousa Tavares insurgia-se contra o abandono de muitas das bandeiras dos governos de José Sócrates, não por desmerecerem da sua importância, mas por mero preconceito ideológico da atual maioria. E considerava que o “Magalhães” foi um excelente projeto, desacreditado aqui mas acolhido noutros países; as Novas Oportunidades, com todas as inevitáveis batotas , era o que nos permitiria apostar na qualificação profissional e não na “alternativa” dos salários de miséria; o Pólis e a Parque Escolar, com todos os abusos e desvios (que sempre existirão enquanto existirem portugueses) era bem melhor política para evitar a derrocada do setor da construção civil e o disparo do desemprego do que continuar a apostar em fazer casas para ninguém ou obras inúteis nas autarquias; o investimento na investigação, na ciência e nas novas tecnologias (cujos frutos já começavam a ser patentes), era um  caminho indispensável da modernização do país; e a aposta nas energias alternativas era, não apenas uma escolha imperiosa para um país que não tem uma gota de petróleo ou de gás natural e que é abundante em sol, vento e mar, como também uma escolha estratégica que nos iria posicionar, como já estava a suceder, na liderança da tecnologia aplicável.
É por estas e outras razões, que está por fazer a devida justiça aos anos de governação de José Sócrates. Neles existia a valorização contínua dos portugueses em cujo saber, experiência e vontade se apostava para construir um país mais desenvolvido. E sobrava igualmente a Visão quanto ao objetivo a alcançar a médio e longo prazo, que nos poderia conduzir a um país mais desenvolvido e com uma melhor qualidade de vida para todos.
Infelizmente os opinadores, que tudo fizeram para denegrir a obra do primeiro-ministro anterior ainda continuam a preponderar nos nossos jornais e televisões. E a sustentarem a insustentável derrocada para onde Passos Coelho nos encaminha...

Sem comentários:

Enviar um comentário