quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um documentário de Jens Peter Behrend sobre a Atlântida (2)


A forte probabilidade de a Atlântida de Platão se localizar no Mar Egeu é defendida pelo dr. Floyd McCoy, geólogo do Hawai, que integra a equipa científica apostada em descobrir mais algumas evidências dessa tese e que não hesita em considerar viável a possibilidade de tal catástrofe se repetir no futuro com idêntico impacto.

O interesse pelo assunto adveio-lhe, aliás, de uma experiência pessoal: tinha oito anos, quando assistiu e sobreviveu a um tsunami causador de sessenta e dois mortos no seu arquipélago natal. Nada que se comparasse, ainda assim, com a tragédia do Natal de 2004, quando mais de cem mil vidas se perderam em diversos países asiáticos e africanos atingidos por outra onda gigante.
Como sempre acontece nesse tipo de sismos, duas placas continentais encavalitaram-se por cima uma da outra gerando tal fenómeno.
É precisamente para descobrir como se movimentam as placas em ambiente marinho, que a equipa embarcada no navio «Maria V. Serian» navega em direção a Chipre. Christian Hubscher, líder da expedição, também aposta na forte probabilidade de Platão estar a pensar na antiga civilização minoica da ilha de Creta, quando escreveu o seu conhecido texto. Já que escavações anteriores comprovaram que um violentíssimo terramoto terá destruído quase toda a cidade de Cnossos, alguns anos antes do nascimento do filósofo grego.

Sem comentários:

Enviar um comentário