quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FILME: «A Carapaça do meu pai» de Pary El-Qalqili (2012)



O pai da realizadora é um palestiniano que vive em Berlim e passa os dias fechado no seu mutismo. Como sondar o seu passado?
Um documentário impressionante de Pary El-Qalqili. Que conta a história desse homem que, quando ela tinha 12 anos, tinha abandonado Berlim e a família para se consagrar ao combate pelo seu povo na Palestina.
Um sonho que se transforma num pesadelo: dez anos depois, expulso pelos israelitas, ele regressa à Alemanha ao reencontro dos seus parentes.
Mas, nesse hiato, ele mudou totalmente, rodeando-se de inexpugnável carapaça, instalando-se na cave e furtando-se a qualquer comunicação, inclusive visual.
Determinada, a realizadora irá interroga-lo para entender as razões de tal silêncio.
Emerge então a história de um homem enigmático cuja existência ficou marcada pela fuga, pela prisão, pela vida de exilado e pelo fracasso de um regresso idealizado à terra dos seus antepassados.
As questões persistentes da realizadora levá-la-ão a acompanhar o pai numa viagem através do Egipto, de Israel, da Palestina e da Jordânia.
Um périplo no decurso do qual compreenderá a impossibilidade de pensar o mundo e os homens através das noções de vítimas e de culpados, de bem e de mal.


Sem comentários:

Enviar um comentário