quinta-feira, 8 de novembro de 2012

FILME: «A Minha Versão do Amor» de Richard Lewis



Roma nos anos da irreverência. O filme começa por apresentar-nos Barney Panofsky a iniciar um projeto criativo, que poderá transformá-lo num realizador ou encenador de referência ao mesmo tempo que frequenta uma tertúlia com que partilha a boémia e os sonhos. Mas a namorada, Clara, engravida e ele sente o dever de casar. Mas, quando lhe descobre a infidelidade quase compulsiva, Barney abandona-a sem imaginar que está a empurra-la assim para o suicídio.
É acompanhado de complexos de culpa, que Barney regressa ao Canadá aonde lhe oferecem trabalho numa estação televisiva e lhe arranjam casamento com uma jovem herdeira judia. Mas no casamento, conhece e fica de imediato fascinado por Miriam a quem decide assediar incessantemente nos meses subsequentes. Sem sucesso, já que ela jamais aceitaria envolver-se com um homem casado. É por isso que se torna oportuna a visita de Boogie, um dos amigos de Roma, que depois de dormir com Clara, está disposto a voltar a experimentar os talentos das esposas do anfitrião. E é com um misto de revolta e de alívio, que Barney os apanha em flagrante na cama.
A morte de Boogie nessa mesma tarde jamais deixará de fazer de Barney o suspeito de homicídio para um tenaz inspetor, apenas coartado pelo desaparecimento do corpo. Mas que jamais deixará de alimentar uma campanha pública em seu desfavor, sempre apostado em denunciá-lo como assassino.
Enfim divorciado, Barney já pode pedir Miriam em casamento e ela acede. Começam os melhores anos da sua vida, muito embora entre ambos decorra desde início uma completa desigualdade na capacidade de dádiva. Enquanto Miriam tudo faz para que sejam felizes, Barney nunca chega a amadurecer e expõe-na a provas de egoísmo, que acabarão por o tornar dispensável. Quando ela conhece um vizinho encantador, que é a antítese de Barney na preocupação em agradar-lhe nos mais ínfimos pormenores, fica ditada a (falta de) sorte deste último. Tanto mais que se desmascara quanto a um episódico adultério com uma das figurantes de um dos seus espetáculos.
Os últimos anos de Barney serão de evocação de todo esse passado e de progressiva perda de memória. Mas ainda propiciará a conclusão mais interessante deixada pelo argumento: a de que a relação amorosa é extremamente complicada, já que se torna bastante raro o equilíbrio entre o que se dá e o que se recebe…
Embora não ultrapasse uma mediana qualidade esta comédia não deixa de ser interessante na forma como se dissocia dos estereótipos mais estafados do género e mostrar-se surpreendente nas suas diferenças...

Sem comentários:

Enviar um comentário