domingo, 25 de novembro de 2012

MÙSICA: o maestro Andris Nelsons


Ainda não está no youtube um excelente documentárioque vi na ARTE sobre Andris Nelsons, mas este não deixa de também ser interessante para conhecer o maestro letão de 33 anos, agora à frente da Orquestra de Birmingham.
Sobre o outro escrevi o seguinte:

Muito interessante um documentário sobre o jovem maestro letão Andris Nelsons. Realizado por Astrid Bscher, «Genius on Fire - Maestro Andris Nelsons» acompanha-o durante quase dois anos, quer na direção da Orquestra de Birmingham cuja liderança assumiu em 2008, até Bayreuth aonde se encarregou da exigente «Lohengrin».
Rattle não lhe poupa em elogios pela liberdade concedida aos músicos tão bem seus conhecidos e pela vivacidade, que deles garante na interpretação das mais difíceis composições.
A mãe, musicóloga, também recorda como, desde muito cedo - ainda na época soviética de que ele retém os lados positivos na educação rigorosa -  se dedicou ao trompete, apostado em ser um dos melhores solistas desse instrumento. Mas, mais tarde, já integrado na Orquestra da Ópera de Riga, cresce nele a vontade de passar à direção de orquestra pelo que se esforça por conjugar essa sua atividade local com os estudos no Conservatório de São Petersburgo.
Agora com 33 anos, ele é um dos mais interessantes maestros da atualidade, distinguindo-se pela expressividade do seu rosto, tão importante quanto os braços para conseguir das orquestras os resultados pretendidos.
Trata-se, pois, de uma carreira a seguir com grande interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário