sábado, 22 de dezembro de 2012

IDEIAS: o small voltará a ser beautiful


Se o mundo não acabou anteontem, também é verdade que ESTE mundo em que vivemos está a acabar com as mudanças a anunciarem-se por entre as fissuras de um capitalismo decadente. E, muito embora, existam muitas ideias singulares de como será o futuro, que se segue, vale a pena ir conhecendo-as a todas, porque, na realidade, ele será composto de um misto de todas elas. Por exemplo a de Lauren Anderson, diretora de inovação da organização Collaborative Consumption, sobre quem o «Público» traz um artigo curioso.
Ela incentiva-nos a esquecer as pilhas de livros a encherem a casa ou um carro por pessoa, porque a tendência é a de um dia deixarmos de ter produtos para serem usados por uma única pessoa. E acrescenta:
Acredito que nos estamos a afastar dos típicos ideais do consumismo em que quanto mais tínhamos, melhor éramos. (…) Acho que estamos à procura de formas mais significativas de nos relacionarmos uns com os outros. O papel das empresas tradicionais é olharem para o que está a acontecer: as pessoas estão fartas de transações de grande volume e querem relacionar-se com seres humanos reais.
A acreditar nas teses desta ideóloga virá aí um futuro complicado para as grandes superfícies e uma revalorização do comércio mais tradicional...

Sem comentários:

Enviar um comentário